quarta-feira, 13 de abril de 2016

É tempo de organizar!

Hello loverssss!!

E aí que com a chegada das férias e dessa vez sem viagem longa, estou conseguindo colocar em dia tudo que havia programado, principalmente a questão da organização.

É incrível a capacidade que temos de juntar coisas que não usamos e de comprar coisas que não precisamos. Sou muito consumista e no último ano, tive que colocar freio nas aquisições e isso fez com que eu simplesmente desapegasse de muita coisa ( muita coisa mesmo!). Eu tinha dificuldade em doar aquilo que não usava mais, e ficava pensando que "ah se um dia eu precisar eu já tenho". Só que gente, esse dia nunca chegava.

Eu já consigo encontrar benefícios depois desse último "desapego"..como por exemplo, conseguir enxergar TUDO que tenho no guarda-roupa ( uhullll). Depois de praticamente 10 sacos de 100 litros cheios de tudo quanto é coisa que se pode imaginar, deu para organizar tudo corretamente.

Aqui vão minhas dicas:

1. Utilizei a regra do cabide: Eu li isso em algum lugar, já faz tempo e não me recordo onde, mas foi incrível. Consiste em virar todos os seus cabides ao contrário com as peças e conforme for usando, vai virando os cabides novamente para o lado correto, e depois do tempo estabelecido ( 6m-1 ano) sem uso, você doa/vende/desapega/leiloa aquilo que passou do tempo. É incrível pensar que você está guardando uma peça há mais de 1 ano e não usa. E está ali ocupando espaço. Eu tinha dificuldade no começo, mas acredite, facilita e vale muito a pena!!

2. Cestos organizadores: São mais baratos que caixas ( encontrei em diversas lojas na média de R$80 as grandes que eu precisava, e R$20, aquelas pequenas com gavetinhas, que são ótimas para maquiagem) e você pode colocar até mesmo nas gavetas. No caso do meu guarda-roupa, tenho a parte de cabides, gavetas e prateleiras, portanto, consegui dividir bem tudo que estava perdido e eu já nem lembrava que tinha e deixar no alcance dos olhos para por em uso ou desfazer mesmo. Estava uma bagunça de miudezas e com eles consegui por em ordem.

3. Sem dó: Eu comprava muita coisa por impulso. e também muita peça de moda. Doei muitas peças que estavam até mesmo com etiquetas, simplesmente por não ter com o que usar. Muitas peças já não são minha cara no estilo atual e também do peso atual ( isso é assunto para outro post). Sério, desapegue! Assim você abre espaço no armário para renovar e isso é muito importante!

4. Separe por categorias: Eu criei categorias de roupas de acordo com a minha rotina para ficar mais fácil e me achar. Exemplo: todas as polos em uma única pilha, camisetas que uso em casa, camisetas para passeio, blusinhas para trabalho, blusinhas para passeio, regatas e por aí vai. E outra coisa, as separei por cores e embora dê trabalho de manter, a visualização é mais rápida e você combina mais peças.

5. Ganchos: Eu comprei plaquinhas com ganchos, do tipo que usamos para pendurar chaves e coloquei nas portas internas do armário, o que me permitiu pendurar inúmeros colares e separá-los dourados, prateados, coloridos, e também vai fazer com que eu utilize acessórios com mais frequência.

6. Caixas de pesca: Sabe aquelas com inúmeras divisórias e com tampa? São baratinhas e serviram muito bem para guardar brincos. Consegui dividir todos os estilos possíveis e com facilidade para usar. Protegem as peças, conservando o brilho e a cor da luz artificial, do pó e até mesmo do sol.

Agora eu consigo ver absolutamente tuuudo que eu tenho. E por mais que eu estivesse com receio no começo, sei que eu ia manter inúmeras peças mais 1 ano sem usar, sendo que tem muita gente precisando por aí não é mesmo?

E o mais importante: não adquira o hábito novamente de comprar o que não precisa. Com o tempo você vai aprendendo a selecionar suas compras. Exemplo: toda vez que eu viajava, comprava aquelas camisetas da cidade etc, e não usava. Ou seja desperdício 2x, de dinheiro e de espaço. Hoje por mais que eu ache determinada peça linda, já sei que não vou usar e nem perco tempo. Outra dica boa: quando for comprar, sempre tenha em mente com o que você pode utilizar aquela peça. Se já tiver coordenação ótimo, se não prefira fazer as compras em dupla, assim você não se perde nas combinações.

É isso, beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário